|
|
E. F. Cataguazes
(1895-1903)
E. F. Leopoldina (1903-1967) |
SÃO
DINIZ
Município de Cataguazes, MG |
Ramal de Miraí - km 352,302
(1960) |
|
MG-3802 |
Altitude: 176 m |
|
Inauguração: 1895 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Os
dois ramais, o de Miraí, que partia de Cataguazes, e de Santana de
Cataguazes, que partia de Sereno, no primeiro ramal, foram abertos
em 1895, pela E. F. Cataguazes, empresa que foi incorporada à Leopoldina
em 26/03/1903. O ramal de Cataguazes foi suprimido em 10/04/1965 e
o de Mirai, em 31/03/1967. (Veja
mais sobre os ramais) |
|
A ESTAÇÃO: A parada
de São Diniz foi inaugurada em 1895.
Segundo se sabe, nela somente existia uma plataforma com pequena cobertura.
Já foi demolida. A parada de São Diniz deu lugar a uma
larga via pública e deixou como herança o nome de um populoso bairro
da cidade. "A parada de São Diniz, foi demolida, a plataforma e
sua cobertura não sobrou nada. Era a um km da cidade. No pequeno trecho
de estrada que ainda é de terra, que fica nos fundos do bairro São
Diniz entre a Rodovia Ataulfo Alves e uma estrada de terra. Ela ficava
a um km da sede da fazenda Moycanos do Cel João Duarte, Hoje dos herdeiros
do Dr. Moura". (Ricardo Q. Mattos, 2007).
ACIMA: De Cataguazes saíam os trens para
Santana de Cataguases (S. Anna) e para Mirahy, no mapa ainda no município
de Cataguases (Mapa dos anos 1920).
(Fontes: Ricardo Quinteiros de Mattos; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
|
|
|
A estação ficava mais ou menos na esquina à
esquerda, no centro da foto. A atual rodovia segue o leito da
linha aproximadamente. Foto Ricardo Quinteros de Mattos em 2006 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
16.11.2017
|
|