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E. F. Leopoldina
(1935-1964) |
BANQUETE
Município de Bom Jardim, RJ |
Linha do Cantagalo - km 169,670 (1960) |
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RJ-0278 |
Altitude: 596 m |
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Inauguração: 1935 |
Uso atual: Escola (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: entre 1935 e 1942 |
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HISTORICO DA LINHA: O
que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina
correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original
da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre
Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha
originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m
e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro,
nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho
no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina
já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do
Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu
e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial
foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e
em 15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Banquete foi inaugurada nos anos 1930: terá sido
em 1935, data da reportagem do jornal O Friburguense? (a seguir):
"Às 2.30 horas da tarde o trem especial conduziu a comitiva
para Banquete, afim de ali também inaugurar a estação construída nesse
distrito de Bom Jardim, aonde chegou às 3.20, subindo ao ar
muitos foguetes. Quase toda a população desse distrito ali se achava,
radiante pelo melhoramento recebido. A estação é de grande beleza,
tanto exterior quanto interior. É um dos tipos mais lindos,
que temos visto, no seu porte, e a sua construção e acabamento muito
recomendam o empreiteiro, Sr. Francisco Ferreira Leal. Ao apear, foi
o representante do Interventor do Estado saudado pela senhorinha Nair
Mesquita, sobrinha do Coronel Argemiro Mesquita, um dos principais
proprietários do lugar e quem mais trabalhou para esse melhoramento,
sendo a estação construída em terreno doado por ele. Falou depois
o dentista Gastão Reis, prefeito de Bom Jardim. A estação de Banquete
custou 90 contos. È um preço alto, para o momento, mas que será compensado
pela economia de sua conservação, pois é quase toda em cimento armado.
Falta apenas completar o piso da plataforma que esta sendo preparado
para ultimá-la" (O Friburguense, 6/6/1935).
A estação não existia nos guias em 1932, mas
sim após 1935 - o que leva a crer que sua inauguração
tenha sido mesmo em 1935.
A população desde bairro que ficava no município de Bom Jardim era de 2.181 habitantes nos anos 1950.
Os trens de passageiros nesse trecho foram desativados em 1964.
"A RFFSA decidiu autorizar a venda, pela Urbanizadora Ferroviária,
sua subsidiária, de imóveis pertencentes ao patrimônio
da E. F. Leopoldina, entre os quais se destacam a estação
(...) de Banquete (...), localizados em ramais anti-econômicos,
já extintos" (Revista Refesa, maio de 1969).
"Como morei muitos anos em Banquete, Bom Jardim, RJ (sei que)
o que era a estação ferroviária neste distrito da cidade de Bom Jardim
foi por muitos anos residência de um alemão, para o qual o meu pai
trabalhou em um período que não sei precisar, mas com certeza anterior
a 1979. Com a morte do alemão, a estação foi vendida para o Silvinho
que a vendeu para a Prefeitura Municipal de Bom Jardim" (Sandro
Bezerra Viana, 10/2006).
A estação de Banquete ainda estava de pé em 2017 e funcionava
como escola.
ACIMA: Mapa do municipio de Bom Jardim, tambem mostrando a estação de Banquete, nos anos 1950 (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, IBGE, 1959).
ACIMA: Alimentador de água para locomotivas
a vapor, próximo à estação e ainda existente
em 2017 (Foto Diego Chermaut Emmerich; (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1959).
(Fontes: Diego Chermaut Emmerich, 2017; Ronnie
Peterson Silva de Andrade; Sandro Martins; O Friburguense, 27/5/1934;
Revista REFESA, 1969; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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A estação em 1942. Acervo Sandro Martins |
A ex-estação em 01/2017. Foto Diego Chermaut Emmerich |
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Atualização:
28.11.2022
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