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E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1996) |
HERMINIO
SOARES
Município de Cachoeiro do Itapemirim,
ES |
Linha do Litoral - km 469,731 (1960) |
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RJ-4417 |
Altitude: 163 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: moradia e oficina mecânica
(2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi
construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: Esta estação
não tem data de inauguração conhecida por mim.
O nome original dela era Santa Teresa: "Originalmente
a estação se chamava Santa Teresa, posteriormente em homenagem à mãe
de quem doou o terreno onde foi construída a capela local, rebatizaram
a estação de Hermínia Soares (na estação está grafado assim), mas,
segundo a minha tia, não se podia dar nomes de mulheres a estações
e paradas, então oficialmente ficou Hermínio Soares. Hoje serve de
moradia/oficina mecânica" (Nelson Mattos, 26/7/2011).
Segundo Cristiano Boreli, ela ainda estava de pé e servindo
de moradia em 2010. Era uma parada (PT) em 1960.
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TRENS
- A parada não constava nos guias de horários.
Ao lado, o noturno Rio-Vitoria, puxado pela Garrat em local
desconhecido talvez anos 1930. Clique sobre a foto para ver
mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1960 e 1984 (Guias Levi). |
(Fontes: Cristiano Boreli; Nelson Mattos; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em 2010; Foto Cristiano Borelli |
A estação em julho de 2011. Foto Nelson Mattos |
A estação em julho de 2011. Foto Nelson Mattos
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Atualização:
17.05.2015
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