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E. F. Leopoldina
(1879-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTO
EDUARDO
Município de Campos, RJ |
Linha do Litoral - km 386,808 (1960) |
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RJ-0034 |
Altitude: 60 m |
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Inauguração: 13.06.1879 |
Uso atual: aparentemente moradia (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi
construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santo Eduardo já existia desde 1879; O historiador
Pedro Teixeira cita esse ano como a de inauguração
da estação, sendo que ali chegava para embarque toda
a produção agrícola do vale do Itabapoana e que
antes, desde 1864, chegavam ao porto fluvial da Limeira, no rio Itabapoana.
Santo
Eduardo era então a ponta da linha que vinha de Campos. Com a
inauguração da estação de Itabapoana
(mais tarde, Ponte de Itabapoana) em 1893 (alguns dão
a data de 1894) foi aberta, em 1896, a ferrovia E. F. Itabapoana,
ligando inicialmente esta estação capixaba à fazenda Boa
Vista (hoje cidade de Apiacá) e fazendo com que
Santo Eduardo perdesse muito de seu movimento.
A toponímia em volta do bairro de Santo Eduardo (que pertencia a Campos) foi bastante complicada no final do século XIX.
O bairro existia dos dois lados do rio Itabapoana, sendo que, como o rio era a divisa de estados, um dos bairros estava no ES e o outro no RJ. S estação ficava do lado fluminense. Porém, as agências postais, que em alguns casos estavam estabelecidas nas estações, no caso de Santo Eduardo a agencia fluminense tinha o nome de Itabapoana e a capixaba, de Santo Eduardo. E mais: a estação ferroviária de Itabapoana ficava no lado capixaba. Tudo contribuía para complicar a situação das correspondências a serem entregues ali, num tempo em que não existiam os Códigos de Endereçamento Postais (CEPs). Somente no início do século XX normatizou-se a situação naquela região. Para mais detalhes sobre essa confusão, veja o site de Paulo Novaes, na página sobre a agencia de Santo Eduardo: http://agenciaspostais.com.br/?page_id=20075
A E. F. Itabapoana
corria toda em território capixaba, ao norte do rio do mesmo
nome.
"Santo Eduardo mal era um povoado. Além da estação da
Estrada de Ferro Leopoldina e do indefectível Hotel da Estação, suas
habitações não passavam de umas vinte casas. A dois quilômetros, na
beira do rio Itabapoana, situava-se a vila de Ponte de Itabapoana,
já em território do Espírito Santo, pouco maior e com melhor comércio
(...)" (Luiz Serafim Derenzi, descrevendo o local
da estação nos anos 1920; reproduzido de http://gazetaonline. globo.com/estacaocapixaba).
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1888
AO LADO; Enchente em estações da região (A Provincia de de S. Paulo, 22/11/1888) |
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
- pararam nesta estação de 1879 a 1984. Ao lado,
o noturno Rio-Vitoria, puxado pela Garrat em local desconhecido
talvez anos 1930. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1960 e 1984 (Guias Levi). |
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A estação em 1915. Foto do livro As Ferrovias
do Brasil, de Cornejo e Gerodetti, 2005, p.62 |
A estação de Santo Eduardo, em 11/1982. Foto Orlando
Barbosa |
A estação em 04/2004. Foto Eliezer Magliano |
A estação em 04/2004. Foto Eliezer Magliano |
A estação em 04/2004. Foto Eliezer Magliano |
A estação em 04/2004. Foto Eliezer Magliano |
A estação em 29/8/2016. Foto Marcos Augusto |
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Atualização:
07.03.2021
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