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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Santa Maria
Santo Eduardo
Ponte de Itabapoana
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (1879-1975)
RFFSA (1975-1996)
SANTO EDUARDO
Município de Campos, RJ
Linha do Litoral - km 386,808 (1960)   RJ-0034
Altitude: 60 m   Inauguração: 13.06.1879
Uso atual: aparentemente moradia (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santo Eduardo já existia desde 1879; O historiador Pedro Teixeira cita esse ano como a de inauguração da estação, sendo que ali chegava para embarque toda a produção agrícola do vale do Itabapoana e que antes, desde 1864, chegavam ao porto fluvial da Limeira, no rio Itabapoana.

Santo Eduardo era então a ponta da linha que vinha de Campos. Com a inauguração da estação de Itabapoana (mais tarde, Ponte de Itabapoana) em 1893 (alguns dão a data de 1894) foi aberta, em 1896, a ferrovia E. F. Itabapoana, ligando inicialmente esta estação capixaba à fazenda Boa Vista (hoje cidade de Apiacá) e fazendo com que Santo Eduardo perdesse muito de seu movimento.

A toponímia em volta do bairro de Santo Eduardo (que pertencia a Campos) foi bastante complicada no final do século XIX. O bairro existia dos dois lados do rio Itabapoana, sendo que, como o rio era a divisa de estados, um dos bairros estava no ES e o outro no RJ. S estação ficava do lado fluminense. Porém, as agências postais, que em alguns casos estavam estabelecidas nas estações, no caso de Santo Eduardo a agencia fluminense tinha o nome de Itabapoana e a capixaba, de Santo Eduardo. E mais: a estação ferroviária de Itabapoana ficava no lado capixaba. Tudo contribuía para complicar a situação das correspondências a serem entregues ali, num tempo em que não existiam os Códigos de Endereçamento Postais (CEPs). Somente no início do século XX normatizou-se a situação naquela região. Para mais detalhes sobre essa confusão, veja o site de Paulo Novaes, na página sobre a agencia de Santo Eduardo: http://agenciaspostais.com.br/?page_id=20075

A E. F. Itabapoana corria toda em território capixaba, ao norte do rio do mesmo nome.

"Santo Eduardo mal era um povoado. Além da estação da Estrada de Ferro Leopoldina e do indefectível Hotel da Estação, suas habitações não passavam de umas vinte casas. A dois quilômetros, na beira do rio Itabapoana, situava-se a vila de Ponte de Itabapoana, já em território do Espírito Santo, pouco maior e com melhor comércio (...)" (Luiz Serafim Derenzi, descrevendo o local da estação nos anos 1920; reproduzido de http://gazetaonline. globo.com/estacaocapixaba).

1888
AO LADO; Enchente em estações da região (A Provincia de de S. Paulo, 22/11/1888)

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - pararam nesta estação de 1879 a 1984. Ao lado, o noturno Rio-Vitoria, puxado pela Garrat em local desconhecido talvez anos 1930. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1960 e 1984 (Guias Levi).
     

A estação em 1915. Foto do livro As Ferrovias do Brasil, de Cornejo e Gerodetti, 2005, p.62

A estação de Santo Eduardo, em 11/1982. Foto Orlando Barbosa

A estação em 04/2004. Foto Eliezer Magliano

A estação em 04/2004. Foto Eliezer Magliano

A estação em 04/2004. Foto Eliezer Magliano

A estação em 04/2004. Foto Eliezer Magliano

A estação em 29/8/2016. Foto Marcos Augusto
   
     
Atualização: 07.03.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.