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E. F. Carangola
(1879-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PONTE
DE ITABAPOANA
(antiga ITABAPOANA)
Município de Mimoso do Sul, ES |
Linha do Litoral - km 388,407 (1960) |
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ES-1245 |
Altitude: 59 m |
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Inauguração: 1893 |
Uso atual: abandonada (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi
construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A estação
teria sido aberta em 1879 pela E. F. Carangola; era a ponta
de linha do ramal que deveria atingir Cachoeiro do Itapemirim
mas parou por ali mesmo.
Porém, como a estação de Santo Eduardo
era muito próxima, é bem provável que a data
correta da abertura de Itabapoana seja mesmo 02/02/1893,
como dizem outras fontes, e a data de 1879 se refira à
de Santo Eduardo, que foi realmente aberta nessa época.
No final do século XIX, existiam duas localidades de Santo Eduardo, uma ao sul do rio, no Estado do Rio de Janeiro e outra ao norte, no Estado do Espirito Santo. A estação ficava do lado fluminense. Porém, a localidade capixaba tinha sua agência postal com o nome da cidade fluminense. Para aumentar a confusão, a agência postal de nome Itabapoana atendia a localidade de Santo Eduardo fluminense e havia uma estação ferroviaria no lado capixaba com o nome Itabapoana. Esta situação de agências e estações somente foi resolvida no início do século XX (mais sobre este assunto de nomes na página http://agenciaspostais.com.br/?page_id=20075, de Paulo Novaes).
Em 1/2/1894 foi aberto ao tráfego o pequeno trecho compreendido entre
Santo Eduardo e Itabapoana, já pela Leopoldina,
com a extensão de 1.659 metros (Este trecho parece ter substituído
o antigo que já existia, construído pela Carangola).
Este era o primeiro pedaço de linha que somente nove anos mais
tarde chegaria a Cachoeiro do Itapemirim. Era parte inicialmente
da E. F. Santo Eduardo a Cachoeiro, projetada pela E. F.
Carangola, comprada pela E. F. Barão de Araruama
e revendida à E. F. Leopoldina, que foi quem iniciou a sua
construção, em 1893.
"A dois quilômetros (de Santo Eduardo), na beira
do rio Itabapoana, situava-se a vila de Ponte de Itabapoana, já em
território do Espírito Santo, pouco maior e com melhor comércio, que
incluía uma farmácia, cujo titular era um tipo singular, o desprendido
Enéias Mazilli, que, como todo boticário do interior, era obrigado
a clinicar" (Luiz Serafim Derenzi, gazetaonline.globo.
com).
No início de novembro de 1931 ocorreu um desastre com um trem
da Leopoldina entre a estação e a seguinte, de Dona
América. A revista O Cruzeiro de 14/11/1931 o noticiou
e fotografou, mas infelizmente não consegui uma cópia
da reportagem.
Nos anos 1940, o nome da estação e da localidade, situada
no lado norte do rio Itabapoana, divisa dos Estados do Rio
de Janeiro e do Espírito Santo, foi alterado para Ponte
de Itabapoana.
Desta estação saía o ramal de Itabapoana,
até os anos 1950.
Ficava em 2019 ao lado da estrada que ligava Campos a Cachoeiro
do Itapemirim, abandonada, bem na divisa de estados, do lado capixaba.
No dia 27 de junho de 1910, populares aguardaram
o trem especial que trazia o presidente da República,
Nilo Peçanha, e o apedrejaram. Parece que a raiva era
grande, pois em volta da estação, como hoje,
existe pouquíssima população, é
possível que todo esse pessoal tenha vindo da cidade
de Itabapoana pelo trem da pequena ferrovia. (O Estado de
S. Paulo, 28/6/1910).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1879/93 a c.1982. Veja
aqui horários em 1948.
Com relação à linha da E. F. Itabapoana,
pararam desde 19- até 1949. Veja aqui horários
do ramal em 1948 (Guias Levi). |
ACIMA: A estação cheia em 1912
para ver a passagem do Sr. Jeronimo Monteiro por lá (Arquivo
Público do Estado do Espírito Santo).
ACIMA: Dados de exportação pela estação de Itabapoana (depois Ponte de Itabapoana) entre 1925 e 1927 (parte de relatório sobre a E. F. de Itabapoana, que se iniciava e tinha suas oficinas na estação da Leopoldina (Parte de relatório publicado por O JORNAL, de 25/11/1928).
ACIMA: Mapa do município de Mimoso
do Sul (parcial) nos anos 1950.
A linha corta o município de sul a norte, passando por diversas
estações e paradas (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1958).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
- pararam nesta estação de 1879 a 1984. Ao lado,
o noturno Rio-Vitoria, puxado pela Garrat em local desconhecido
talvez anos 1930. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1960 e 1984 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Julio Cesar Euzebio Alves; Fábio Libânio;
Claudio F. Kloss; Luiz Serafim Derenzi; Arquivo
Público do Estado do Espírito Santo; gazetaonline.globo.com;
O Cruzeiro, 1931; O Estado de S. Paulo, 1910; Edmundo Siqueira: Resumo
Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em 12/1987. Foto Fabio Libanio |
A estação de Ponte de Itabapoana, em 07/2003.
Foto Claudio F. Kloss |
A estação de Ponte de Itabapoana, em 07/2003.
Foto Claudio F. Kloss |
A estação de Ponte de Itabapoana, em 07/2003.
Foto Claudio F. Kloss |
A estação de Ponte de Itabapoana, em 07/2003.
Foto Claudio F. Kloss |
A estação em 13/2/2013. Foto Julio Cesar Euzebio
Alves |
A estação abandonada em 12/7/2019. Foto Luiz Claudio V. Lopes |
A estação abandonada em 12/7/2019. Foto Luiz Claudio V. Lopes |
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Atualização:
13.07.2019
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