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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Intendente Camara
Nossa Senhora
Coronel Fabriciano
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1945-1960/2 )
NOSSA SENHORA
Município de Coronel Fabriciano, MG
EFVM - km 455 (1960)   MG-4861
Altitude: 258 m  

Inauguração: 06.10.1945

Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Nossa Senhora foi inaugurada em 1945 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). Teve vida breve. O Guia Levi dá a data como sendo entre 1954 e 1955 para a sua abertura.

Consegui, pouquíssimas informações sobre ela, infelizmente.

A estação foi desativada definitivamente entre 1960 e 1962 (Guia Levi). Parece ter sido, direta ou indiretamente, desativada por causa do novo terminal da cidade de Ipatinga.

Fontes: Hermes Y. Hinuy; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi (1917-1984).
     

A estação de Nossa Senhora, sem data. Acervo Hermes Y. Hinuy
   
     
     
Atualização: 05.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.