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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1906-1942) |
PORTO
UNIÃO
Município de Porto União, SC
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linha Itararé-Uruguai - km 515,960
(1936) |
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SC-4109 |
Altitude: 516 m |
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Inauguração: 1906 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1906 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO:
Até o início de 1917, a cidade de União da
Vitória, chamada em tempos mais remotos também de
Porto da União e de Porto União da Vitória,
estava toda ela em território paranaense. Havia ali uma estação
com o nome da cidade.
Nesse ano terminou a chamada Guerra do Contestado,
travada de 1912 até 1916 e encerrada oficialmente com a implantação
do tratado assinado em 1916, no final do qual foram finalmente acertadas
todas as questões de limites entre os dois Estados.
A cidade
de União da Vitória foi então dividida (fevereiro de
1917) com o Estado de Santa Catarina, e a parte deste estado foi promovida
a sede de um novo município, Porto União. A divisa corria na
parte leste pelo rio Iguaçu; no centro, área urbana, pela linha férrea
(que passava pela rua Visconde de Nácar) e, a oeste, por fronteira
seca.
Em 1917, a linha do São Francisco, cuja construção se
iniciara em 1906 do lado desse porto, finalmente atingiu a Porto
União catarinense; as cidades passaram a ser um entroncamento
dos mais importantes.
Ainda existem dúvidas: a nova estação
de 1907, construída do outro lado da ponte quando esta ficou
pronta, desativando aquela primeira, de 1906, chamava-se como? Ainda Porto da União, ou, como estava na cidade de União
da Vitória, tinha o nome da cidade?
Em 1917, como passou
a haver duas cidades, surgiu mais uma estação, e cada
uma com o nome de cada cidade. Fosse qual fosse o nome, foi esta a estação
que depois se chamou Porto União, ficando do lado catarinense.
Outra estação, com o nome de União da Vitória,
surgiu depois dessa divisão. Ela se diferenciava da já
existente por estar do outro lado da linha (oeste) e por ter um andar
apenas, sendo também de madeira, como a outra.
Nos boletins
da RVPSC dos anos 1930 já aparecem duas estações,
muito próximas; tão próximas que o trem saía
da de União da Vitória e chegava à de Porto União em dois minutos (de acordo com o próprio
guia da RVPSC de 1935); fotos da época mostram uma estação
a leste da linha, chamada Porto União, nome da nova
cidade catarinense e outra com o nome de União da Vitória,
esta do lado paranaense e situada mais próxima à ponte.
Primeiro o trem parava nesta e depois na outra. A de União da Vitória seria mais para cargas e encomendas e a de Porto União,
para passageiros, segundo historiadores locais (ver caixa abaixo, foto de 1938).
Em 1937, o relatório da RVPSC escrevia que "a estação de Porto União já não comportava conserto, exigindo sua demolição completa, tal seu precário estado".
Até
que, em 1942, foi entregue pela RVPSC um novo pátio ferroviário
com uma estação que atendia aos dois lados da linha, em municípios
e estados diferentes: ambos os lados eram iguais e cada entrada
tinha o nome de cada cidade. As duas estações
anteriores foram demolidas. A nova estação ficava
ao sul dos dois antigos prédios, bem próximo
da mais ao sul, a de Porto União. Todas as antigas
instalações foram demolidas e as novas
instalações (oficinas, depósitos) foram construídas
fora da cidade (na época), mais ao sul ainda.
(Veja também UNIÃO DA VITÓRIA e PORTO
UNIÃO DA VITÓRIA)
ACIMA: Estação de Porto União
em 1909, fotografada no dia em que a comitiva de Affonso Pena ali
esteve para inaugurar a linha até o Taquaral Liso (Presidente
Penna). Segundo o artigo da revista, a estação tinha
o nome de Porto União da Vitória, mas não é
possível ler-se o dístico por causa da qualidade da
foto. De qualquer forma, foi esta estação que se tornou
a catarinense Porto União, em Santa Catarina, quando da divisão
da cidade em duas. Ela estava ao lado leste da linha (Revista da Semana,
2/5/1909).
ACIMA: Pátio da estação de
Porto União, anos 1930. A estação está
em Santa Catarina, à esquerda da linha. À direita, o
depósito de locomotivas, no município de União
da Vitória, PR, à direita da linha. Ao fundo, o Morro
de São João, que a linha galgava no sentido do vale
do rio do Peixe, do outro lado. No pátio acima, o início
do triângulo que seguia por dentro de União da Vitória,
tendo no seu interior o depósito citado. No centro, o desvio
que levava a esse depósito.
ACIMA: O depósito de locomotivas,
o mesmo visto na foto acima. As fotografias parecem ter sido tiradas
em épocas diferentes, mas nos anos 1930 (Fotos Arthur Wischral.
acervo Nilson Rodrigues).
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1935
AO LADO: O acidente foi no Paraná; a estação citada no artigo deveria ter sido a de União da Vitoria (O Estado de S. Paulo, 11/1/1935). |
Até o início da década de 1940, havia a inexplicável
existência de duas estações ferroviárias distantes uma da
outra poucos metros, servindo distintamente a estas cidades.
Trens chegavam e partiam transportando passageiros e cargas
das duas estações. Uma inconveniência: parar duas vezes na
mesma comunidade... . As pessoas desciam em União da Vitória
e hospedavam-se em Porto União, as cargas descarregadas em
Porto União eram entregues em União da Vitória... Através
dos anos ficou evidenciada, tanto pelo governo federal quanto
pelo estadual, a importância desse entroncamento ferroviário
e, em 15 de agosto de 1942, é inaugurado um conjunto de obras
incluindo aí a estação de passageiros. |
1942
AO LADO: A confusão de estações que era no tempo da ferrovia (Texto: Profa. Terezinha
Leony Wolff). |
ACIMA: A nova estação, que se chamaria
União e depois Porto União da Vitória, começa
a ser construída. O ano é provavelmente 1938. Em primeiro
plano, as fundações da estação nova. Ao
fundo, do lado direito da linha (Santa Catarina), a estação
de Porto União. Mais ainda ao fundo, com o dístico em
destaque, a estação de União da Vitória,
do lado esquerdo da linha, lado do Paraná. Esta foto mostra
que, ao contrário do que se afirma, a estação
nova não ficou a meio caminho das duas antigas, mas sim, mais
à frente na linha, sentido sul (Foto acervo Irene Rucinsky).
Até o início da década de 1940, havia a inexplicável
existência de duas estações ferroviárias distantes uma da
outra poucos metros, servindo distintamente a estas cidades.
Trens chegavam e partiam transportando passageiros e cargas
das duas estações. Uma inconveniência: parar duas vezes na
mesma comunidade... . As pessoas desciam em União da Vitória
e hospedavam-se em Porto União, as cargas descarregadas em
Porto União eram entregues em União da Vitória... Através
dos anos ficou evidenciada, tanto pelo governo federal quanto
pelo estadual, a importância desse entroncamento ferroviário
e, em 15 de agosto de 1942, é inaugurado um conjunto de obras
incluindo aí a estação de passageiros (Texto: Profa. Terezinha
Leony Wolff).
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Rodrigo
Cunha; Paulo Szabadi; Nilson Rodrigues; Terezinha Wolff; Irene Rucinski;
Roberto Domit de Oliveira; Altamiro Lisboa; Revista da Semana, 1909;
IHGE Paranaense: Boletim, 1976; RVPSC: relatórios anuais, 1920-60;
IBGE, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Porto União anos 1930. Foto
atribuída a Arthur Wischral. Acervo Nilson Rodrigues |
Estação de Porto União, ao fundo. Mais
ao fundo ainda, a estação de União da Vitória.
Em primeiro plano, obras da fundação da nova estação.
A foto deve datar mais ou menos de 1938. À direita, praça
Hercilio Luz, em Porto União. Foto acervo Irene Rucinsky |
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Atualização:
18.04.2019
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