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E. F. Oeste de Minas
(1900-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1984) |
ENGENHEIRO
PEDRO MAGALHÃES
Município de Prados, MG |
Linha do Paraopeba - km 58,429 (1960) |
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MG-2038 |
Altitude: 890 m |
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Inauguração: 08.09.1900 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola
de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde
foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão
em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras
em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra
do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha
foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra)
e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho
S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também
se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica
em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Pedro Magalhães foi inaugurada em 1900.
Com a erradicação da linha, em dezembro de 1984, foi
fechada.
(Fontes: West of Minas Narrow Gauge, Paul Waters, 1996; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação, c. 1980. Foto de capa do livro West
of Minas Narrow Gauge, de Paul Waters |
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Atualização:
20.10.2013
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