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E. F. Oeste de Minas
(1894-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1962) |
POMPEU
Município de Abaeté, MG |
Linha do Paraopeba - km 544,753 (1960) |
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MG-2776 |
Altitude: 547 m |
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Inauguração: 01.08.1894 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola
de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde
foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão
em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras
em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra
do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha
foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra)
e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho
S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também
se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica
em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte. |
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A ESTAÇÃO: O distrito de
N.S. da Conceição de Pompeu, que
pertencia ao município de Pitangui, existia desde 1866 e em
1893 foi inaugurada a estação de Pompeu, instalada a 13 km
da vila, mas em território do município de Abaeté,
onde permaneceu até o fechamento da estação e
da linha, em 1962.
Somente em 1916 construiu-se a ponte sobre o rio São Francisco,
na estrada que ligava o distrito à estação. Em
1939 Pompeu separou-se de Pitangui como município,
mas continuou com sua estação em Abaeté.
Aliás, consta que o nome correto seria Pompéu
e não Pompeu.
Nos anos 1950, consta que quem descia na estação tinha
um ônibus à disposição para cruzar o rio
e levar à sede do município. (ver fonte (1)).
Com a desativação da linha até a estação
de Barra do Paraopeba para passageiros
em 1960, a estação de Pompeu
foi de 1960 até 1962 o ponto final da linha da EFOM,
quando então o trecho desde Martinho de Campos também
foi eliminado, acabando com os trens na estação.
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1896
AO LADO: Encaminho hoje o carimbo de uma antiga
estação da E. F. Oeste de Minas. A Estação do Pompêo se localizava
no município de Pitangui, depois desmembrou-se como Nossa
Senhora da Conceição do Pompéu, posteriormente Buriti da Estrada
e em seguida simplesmente Pompéu. Pertencia ao Ramal de Sítio,
atual Antônio Carlos, à Barra do Paraopeba da E. F. O. M.
Permutava malas postais com a Administração Regional de Minas,
em Ouro Preto de dois em dois dias. A mala postal seguia de
Pompéu pela E. F. Oeste de Minas - ramal de Sítio a Barra
do Paraopeba - até a Estação do Sítio, em seguida, pela Estrada
de Ferro Central do Brasil - linha do centro - até Miguel
Burnier e então, pelo ramal de Ouro Preto até o destino (Texto
e reprodução Marcio Protzner, 03/03/2009).
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ACIMA e ABAIXO: A fazenda Indostão,
"a modelar fazenda de Pitanguy", era do "senhor Francisco
Campos, (que a) possue na estação do Pompeo, município
de Pitanguy". Essa fazenda ficaria à margem direita do
São Francisco, ou à esquerda, onde ficava a estação,
já no município de Abaeté? Ali criava ele, em
1938, gado, algodão e mamona (Revista O Malho, 29 de dezembro
de 1938).
ACIMA: A estação de Pompeu
em 1958 (Observatório Economico e Financeiro, 1958).
ACIMA: A sede do município de Abaeté,
à esquerda neste mapa parcial publicado em 1960, e a
estação de Pompeu, cerca de 40 km a leste, mas dentro
ainda do município de Abaeté, a leste do mapa (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. IX, 1960, p. 79).
(Fontes: Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Marcio Protzner, 2009; O Malho, 1938; (1)
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol.
IX, 1960, p. 62/79; Observatório Economico e Financeiro,
1958; Revista Ferroviária, agosto de 2000, p. 32) |
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Atualização:
03.03.2018
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