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Southern Brazilian
R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
POVO
NOVO
Município de Rio Grande, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 1.082,381
(1960) |
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RS-0688 |
Altitude: 14 m |
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Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: aparentemente moradia (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1884 |
Data de construção do
prédio atual: anos 1890 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha foi
construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do
Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões
anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São
Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé,
no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel
completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande
utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande,
apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa
dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção
do serviço dos trens pela Revolução Federalista.
Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam
a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que
se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes
foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três
Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram
seu traçado, eliminando diversas das estações
originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros,
quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de
uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo
depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas
com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Povo Novo foi inaugurada em 1884.
"A estação do Povo Novo fica no município de Rio Grande, a
uns 20 km de Pelotas. O prédio não é mais usado como estação, mas
sim como residência. O pátio, com mais ou menos 1.200m de comprimento,
possui duas linhas, a principal e o desvio e é utilizada pela ALL
para cruzamento de trens" (Alfredo Rodrigues, 06/2007).
Em 2022 ainda estava de pé e parecia estar sendo usado como moradia.
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1893
AO LADO: A estação de Povo Novo durante a revolução gaúcha (O Estado de S. Paulo, 19/7/1893). |
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1906
AO LADO: Personagem supostamente salvo por uma medicação em Povo Novo (O Estado de S. Paulo, 18/1/1906). |
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1941
AO LADO: Arraste de trilhos
(O Estado de S. Paulo, 20/5/1941). |
ACIMA: O trem da ALL está indo para Rio Grande
e vai passar pela frente da estação de Povo Novo, em
junho de 2007: bela foto num dia chuvoso (Foto Felipe Rodrigues).
ACIMA: A estação (no alto) e o povoado, à esquerda dela, em 2021 (Foto Ferlipe Rodrigues, 21/12/2021).
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Alejandro Polvorines;
Felipe Rodrigues; Revista Refesa, maio-jun 1968; IPHAE: Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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Atualização:
06.04.2022
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