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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Capão Seco
Povo Novo
Domingos Petrolini
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
POVO NOVO
Município de Rio Grande, RS
Linha Cacequi-Maritima - km 1.082,381 (1960)   RS-0688
Altitude: 14 m   Inauguração: 02.12.1884
Uso atual: aparentemente moradia (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1884
Data de construção do prédio atual: anos 1890
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Povo Novo foi inaugurada em 1884.

"A estação do Povo Novo fica no município de Rio Grande, a uns 20 km de Pelotas. O prédio não é mais usado como estação, mas sim como residência. O pátio, com mais ou menos 1.200m de comprimento, possui duas linhas, a principal e o desvio e é utilizada pela ALL para cruzamento de trens" (Alfredo Rodrigues, 06/2007).

Em 2022 ainda estava de pé e parecia estar sendo usado como moradia.

1893
AO LADO:
A estação de Povo Novo durante a revolução gaúcha (O Estado de S. Paulo, 19/7/1893).

1906
AO LADO:
Personagem supostamente salvo por uma medicação em Povo Novo (O Estado de S. Paulo, 18/1/1906).

1941
AO LADO:
Arraste de trilhos (O Estado de S. Paulo,
20/5/1941).

ACIMA: O trem da ALL está indo para Rio Grande e vai passar pela frente da estação de Povo Novo, em junho de 2007: bela foto num dia chuvoso (Foto Felipe Rodrigues).

ACIMA: A estação (no alto) e o povoado, à esquerda dela, em 2021 (Foto Ferlipe Rodrigues, 21/12/2021).

(Fontes: Alfredo Rodrigues; Alejandro Polvorines; Felipe Rodrigues; Revista Refesa, maio-jun 1968; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     


A estação e o trem em 1963. Autor desconhecido


Estação de Povo Novo em 1997. Foto Alfredo Rodrigues

Estação de Povo Novo em 1997. Foto Alfredo Rodrigues

Estação de Povo Novo em 1997. Foto Alfredo Rodrigues

A estação de Povo Novo, c. 2002. Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 154

A estação de Povo Novo em 19/06/2007 em 19/06/2007. Foto Felipe Rodrigues

A estação em 6/9/2011. Foto Alfredo Rodrigues

A estação em 2016. Foto Alejandro Polvorines
 
     
Atualização: 06.04.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.