A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Saibro
São Sebastião-nova
Pons
...
Saída para a linha Livramento-São Sebastião (1923-2004): Quadros
...

Mapa da linha - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1897-1899)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1899-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1968)
SÃO SEBASTIÃO - NOVA
Município de Dom Pedrito, RS
Linha Cacequi-Maritima - km   RS-4805
Altitude: 381 m   Inauguração: 20.01.1897
Uso atual: abandonada (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1960
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 

A ESTAÇÃO: A estação de São Sebastião-nova foi inaugurada em 1968. A estação antiga foi então desativada.

O prédio da estação nova foi abandonado e ficou fora da linha; um prédio mais novo passou a serbir como estação São Sebastião-nova e estava ainda de pé em 2021, também abandonado.

O por quê da mudança de prédios? Não sei. A distância entre as estações (velha e nova) é de apenas 300 metros.

VER A ESTAÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO-VELHA

(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Alfredo Rodrigues; Wanderley Duck; ITSEMAP; Tesouros do Brasil; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; João José Forni: Retrato de Mãe, 1993; João Francisco Trein Leite: Coxilha de São Sebastião; O Comércio, Bagé, 1898; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-1981; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação nova em 21/10/1999. Foto Alfredo Rodrigues

A estação de São Sebastião nova, em 20/12/2020. Foto Vitor Hugo Langaro
 
   
     
Atualização: 04.01.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.