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Indice de estações
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Saibro
São Sebastião-nova
Pons
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Saída para a linha Livramento-São Sebastião
(1923-2004): Quadros
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Southern Brazilian
R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1897-1899)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1899-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1968) |
SÃO
SEBASTIÃO - NOVA
Município de Dom Pedrito, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km |
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RS-4805 |
Altitude: 381 m |
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Inauguração: 20.01.1897 |
Uso atual: abandonada (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1960 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha foi
construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do
Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões
anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São
Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé,
no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel
completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande
utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande,
apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa
dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção
do serviço dos trens pela Revolução Federalista.
Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam
a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que
se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes
foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três
Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram
seu traçado, eliminando diversas das estações
originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros,
quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de
uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo
depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas
com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Sebastião-nova foi inaugurada em 1968. A estação antiga foi então desativada.
O prédio da estação nova foi abandonado
e ficou fora da linha; um prédio mais novo passou a serbir como estação São Sebastião-nova e estava ainda de pé em 2021, também abandonado.
O por quê da mudança de prédios? Não sei. A distância entre as estações (velha e nova) é de apenas 300 metros.
VER A ESTAÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO-VELHA
(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Alfredo Rodrigues; Wanderley Duck; ITSEMAP;
Tesouros do Brasil; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande
do Sul, 1987; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande
do Sul, 2002; João José Forni: Retrato de Mãe, 1993; João Francisco
Trein Leite: Coxilha de São Sebastião; O Comércio, Bagé,
1898; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1940-1981; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação nova em 21/10/1999. Foto Alfredo
Rodrigues
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A estação de São Sebastião nova, em 20/12/2020. Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
04.01.2021
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