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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Saibro
São Sebastião
Pons
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Saída para a linha Livramento-São Sebastião (1923-2004): Quadros
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1897-1899)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1899-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALL (1996-2012)
SÃO SEBASTIÃO
(TORQUATO SEVERO)
Município de Dom Pedrito, RS
Linha Cacequi-Maritima - km 797,644 (1960)   RS-2799
Altitude: 381 m   Inauguração: 20.01.1897
Uso atual: abandonada (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1960
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 

A ESTAÇÃO: A estação de São Sebastião foi inaugurada pela Southern Brazilian R. G. do Sul Railway em 1896 (ou 1897?) como ponto terminal do trecho construído entre Bagé e esta estação.

Em outubro de 1900, a estação foi finalmente unida à de São Gabriel, permitindo a união entre Cacequi e o porto do Rio Grande. Um ano antes, segundo Souza Dias, a estação passra à administração da Cie. Auxiliaire, que estava construindo o último trecho citado.

"A estação de São Sebastião, onde Forni iria trabalhar, desde 1940, até sua aposentadoria, foi inaugurada em 20 de janeiro de 1897, segundo relato de João Francisco Trein Leite, no livro "Coxilha de São Sebastião". O trecho ferroviário Bagé-São Sebastião foi inaugurado em 1896, tendo a primeira composição, tracionada pela locomotiva a vapor denominada "Itapevi", trafegado em 28 de março de 1896, segundo o mesmo livro. A ligação Bagé-Cacequi completa-se somente em 1900. Outro fato curioso, a respeito do transporte em São Sebastião é que o jornal de Bagé "O Comércio", informa na edição de 29.04.1898, que seria criada uma linha de diligência entre a estação São Sebastião e a Vila de Lavras, "devendo trabalhar em combinação com o horário de trens". A primeira viagem foi marcada para 3 de janeiro de 1899. O ramal ferroviário para Dom Pedrito foi inaugurado em 1922, o que transformou São Sebastião num importante entroncamento ferroviário e foi responsável pelo desenvolvimento da Vila Torquato Severo, a partir dos anos 1930 e até meados da década de 1960, quando os militares começaram a desestimular o transporte ferroviário, priorizando as rodovias, o que resultou num grande erro, como hoje se constata. Ao cabo de um ano, Negrinho foi removido de novo, desta vez para a estação S. Sebastião, município de Dom Pedrito, a uns 35 quilômetros de Bagé. Ele já tinha estado lá, quando solteiro. Embora o nome da estação férrea seja São Sebastião, a denominação correta da vila é Torquato Severo, veterano da revolução de 93 e nascido em Dom Pedrito. Eles chegaram em São Sebastião, segundo recorda o filho Douglas, em 1º de janeiro de 1940. 'Viemos a bordo de um vagão da Viação Férrea, com toda a mudança e o fogão a lenha funcionando com o cano da chaminé para fora do vagão, o que não deixou de me marcar para o resto da vida. Aquilo foi uma aventura para crianças como nós', diz Douglas" (Do livro Retrato de Mãe, de João José Forni, 1993).

A partir de 1923, a estação foi ligada por um ramal à de Dom Pedrito, ramal este que em 1945 seria esticado até a cidade de Livramento, completando o triângulo férreo Livramento-Cacequi-São Sebastião-Livramento. A estação de São Sebastião fica hoje no distrito de Torquato Severo, um dos distritos do município de Dom Pedrito.

"A estação antiga, que muitas recordações me trazem, está lá, mas não é mais utilizada como estação, tristemente está até depredada, embora uma família more nela. Está lá a gare da estação, a cobertura, a caixa dágua. Atualmente, com a construção do novo traçado da ferrovia há alguns anos, eles utilizam uma estação nova, daquelas bem padronizadas e que não tem nada a ver com as estações antigas. Curioso é que até o cheiro da estação era diferente, aquele cheiro de fumaça de trem, com cigarro, e não sei mais o quê" (João José Forni, 07/2006).

Depois de desativado em 1968, o prédio da estação original foi abandonado e ficou fora da linha; um prédio mais novo e com o mesmo nome o substituiu no mesmo ano. O por quê da mudança? Não sei. A distância entre as estações (velha e nova) é de apenas 300 metros. Em 2021 o prédio estava abandonado.

VER A ESTAÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO-NOVA


ACIMA: Plataforma movimentada na estação antiga de São Sebastião, provavelmente anos 1950. Ver os carros de madeira estacionados (Acervo Wanderley Duck, autor desconhecido).

ACIMA: A estação antiga, abandonada em 2011 (ITSEMAP).


(Fontes: Alfredo Rodrigues; Wanderley Duck; ITSEMAP; Tesouros do Brasil; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; João José Forni: Retrato de Mãe, 1993; João Francisco Trein Leite: Coxilha de São Sebastião; O Comércio, Bagé, 1898; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-1981; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação antiga em 21/10/1999. Foto Alfredo Rodrigues

A estação antiga em 21/10/1999. Foto Alfredo Rodrigues

A estação antiga, em 2003. Foto Tesouros do Brasil

A estação de São Sebastião velha, em 20/12/2020. Foto Vitor Hugo Langaro
   
     
Atualização: 04.01.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.