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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1910-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CAPO-ERÊ
Município de Erechim, RS |
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria -
km 95,713 (1960) |
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RS-0281 |
Altitude: 779 m |
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Inauguração: 03.05.1910 |
Uso atual: moradia (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889
juntamente com todo o trecho entre Itararé, SP, e Santa Maria,
RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação
ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul
do País e também a colonização de boa
parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao
Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente
do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai)
e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em
1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou
para o Governo, formando-se a Viação Férrea do
Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas
pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990,
em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas
as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam
até os anos 1980 pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Capo-Erê foi aberta em 1910 pela Cie. Auxiliaire.
Por uma nota de jornal de 3 dias depois da inauguração
da estação (6 de maio), nota-se que a estação
teria sido aberta com o nome de Guaporé (ver abaixo).
Porém... a foto abaixo, de 1910, é um bilhete postal,
onde se lê: "Estação de Capo-Erê,
1910. A família Gürsching vivia numa das casas no primeiro
plano". Se o nome na abertura era mesmo Guaporé, ele
durou pouco: o nome atual já aparecia no bilhete, emitido no
mesmo ano. Nota interessante: A senhora Margot, filha do sr.
Paulo Gürsching, que trabalhou na construção
da linha entre Passo Fundo e Marcelino Ramos, ainda
vivia na cidade de São Paulo em 2005.
A estação foi feita em madeira e ainda estava de pé
ao lado da linha desativada em 2014.
ACIMA: Nota de jornal de 1910 define,
pela quilometragem, que a estação aberta seria mesmo
a atual Capo-erê - 84 km a partir de Passo Fundo, onde as obras
da linha haviam se iniciado. (A Imprensa, 6/5/1910).
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1923
AO LADO: Na revolução de 1923, trem blindado
em Capo-Erê. Quanto a "Paiol Grande" citado
no artigo, é Erechim (O Estado de S. Paulo,
30/6/1923).
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(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Waldemar Corrêa
Stiehl; A Imprensa, 1910; Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações
e paradas, 1962; Biblioteca Municipal de Erechim; IPHAE: Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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Ao fundo, a estação de Capo-Erê, em 1910,
época de sua abertura. Note-se os vagões estacionados
à sua frente. Acervo Waldemar Corrêa
Stiehl |
A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 214 |
A estação em 2005. Acervo Biblioteca Municipal
de Erechim |
A estação em 2014. Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
28.08.2022
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