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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1910-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
EREBANGO
Município de Erebango, RS |
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria -
km 113,119 (1960) |
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RS-1458 |
Altitude: 764 m |
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Inauguração: 03.05.1910 |
Uso atual: pela Prefeitura (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi ideealizada em 1889
juntamente com todo o trecho entrte Itararé, SP, e Santa Maria,
RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação
ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul
do País e também a colonização de boa
parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao
Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente
do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai)
e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em
1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou
para o Governo, formando-se a Viação Férrea do
Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas
pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990,
em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas
as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam
até os anos 1980 pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Erebango foi aberta em 1910 pela Cie. Auxiliaire. É
feita em madeira e alvenaria e ainda está de pé ao lado
da linha desativada.
Em julho de 1915, foi entregue a ferrovia de Quatro Irmãos,
construído para a Jewish Colonization Co., com 20 km
e partindo da estação de Erebango. Ela deveria
atingir o povoado de Nonoahy, municipio de Palmeira,
com 75 km. O ramal entregue tinha duas estações, uma
não identificada (talvez seja a Parada Chalot - veja
caixa abaixo), a segunda, Quatro Irmãos, "futura
sede de colônia". O tráfego era definido como público, mas jamais
encontrei referências a ele nos Guias Levi ou outro lugar -
com exceção da reportagem de 8/5/1923 (veja caixa abaixo).
Pelo que verifiquei, esse ramal ainda existia em 1925 (ver caixa abaixo)
e mesmo nos anos 1940 e jamais passou de Quatro Irmãos.
Em 2014, a estação, desativada desde os anos 1980, estava
em bom estado de conservação, pelo menos externamente
e abrigava órgão da Prefeitura.
ACIMA: O combate de Erebango na revolução
gaúcha de 1923. Por este artigo conclui-se que havia uma parada
na linha do ramal que ligava Erebango à colonia judaica de
Quatro Irmãos - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O ARTIGO
INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 8/5/1923).
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1925
AO LADO:
A ferrovia Erebango-Quatro Irmãos (O Estado de S. Paulo,
27/7/1925).
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(Fontes: Vitor Hugo Langaro; IPHAE:
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; www.educarede.org.br;
revista Brazil Ferrocarril, 15/7/1915; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 224 |
A estação em 2008. www.educarede.org.br |
A estação em 2014. Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
09.02.2018
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