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RFFSA (1976-1996)
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INAJÁ-NOVA
Município de Ipameri, GO |
Linha-tronco (variante) - km 132,39 (2006)
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GO-3848 |
Altitude: - |
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Inauguração: 30.11.1976 |
Uso atual: abandonada (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1976 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam
os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho
em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa
entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então,
foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu
Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: Em 30 de novembro de 1976,
o trecho Eng. Raul Gonçalves-Inajá, na variante
Araguari-Pires do Rio, foi entregue pela 1a Companhia de
Construção do Batalhão Ferroviário Mauá
à RFFSA e a estação antiga de Inajá
foi fechada, substituída pela nova, na variante. Filemon
dos Santos Xavier, ferroviário aposentado, confirma esta data
e dá a sua quilometragem. Em 2015, o prédio estava
abandonado. (Veja também IPAMERI)
(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Filemon dos
Santos Xavier; Edmar César Alves: Batalhão Mauá
- Uma História de Grandes Feitos, 2002)
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A estação depredada em março de 2015. Foto
Glaucio Henrique Chaves |
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Atualização:
25.04.2015
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