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Cia. E. F. Juiz
de Fora ao Piau (1884-1888)
E. F. Leopoldina (1888-1974) |
FERREIRA
LAGE (antiga SANT'ANNA)
Município de Juiz de Fora, MG |
Ramal de Juiz de Fora - km 262,374 (1960) |
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MG-1834 |
Altitude: 411 m |
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Inauguração: 1884 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Juiz de Fora teve sua origem em duas ferrovias: a Cia. E.
F. Ramal do Rio Novo, constituída em 1882 e arrendada no ano seguinte
à Cia. União Mineira, que inaugurou o trecho entre Furtado de Campos,
no então ramal de Serraria (Serraria-Guarani, da União Mineira) e
a cidade de Rio Novo. Enquanto isto, em Juiz de Fora, constituiu-se
em 1881 a Companhia Estrada de Ferro Juiz de Fora a Piau, que em 1884
entregou esse trecho, e, em 1888, o uniu a Rio Novo. Dois meses antes,
em agosto, a ferrovia já tinha sido vendida à Leopoldina, que também
estava de posse da União Mineira, unindo então o ramal de Rio Novo
ao ramal de Piau, formando o ramal de Juiz de Fora. Nesta cidade,
o novo ramal se entroncava com a Linha do Centro da E. F. Central
do Brasil. A partir de 1896, no entanto, houve uma série de disputas
judiciais no antigo ramal do Piau, finalmente só resolvidas em 1913
em favor da Leopoldina. O ramal de Juiz de Fora foi finalmente suprimido
pela RFFSA em 8/9/1974. Segundo Hugo Caramuru, o último trem
de passageiros no ramal saiu em 31/01/1972, dois anos e meio antes
da supressão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Sant'Anna foi inaugurada a 44 km da estação de Juiz de Fora da EFCB em 1884 pela Cia. E. F. Juiz
de Fora ao Piau, passando em 1888 para o controle da E. F. Leopoldina (cf. Cyro Diocleciano
Ribeiro Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil,
1886).
No mesmo ano, comprada pela Leopoldina, passou a fazer parte do ramal de Juiz de Fora.
Esta era a estação final da linha quando de seu projeto,
no km 44 a partir de Juiz de Fora. Devia ficar no Piau.
Parece ter existido uma estação com este nome, mas o
fato é que não se a localizou em guias ou históricos.
Porém, há carimbos filatélicos com uma estação
com este nome, nessa ferrovia.
Mais tarde estação
de Sant'Anna passou a se chamar Ferreira
Lage.
A estação foi fechada com o ramal, em 1974.
Foi demolida. No início dos anos 2000 ainda sobrava por ali a escadaria, feita em pedra, do
antigo armazém. O piso da estação demolida estava
debaixo de muito mato.
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1884 a 1972. Ao lado,
um destes trens chega à estação de Rio
Novo, em 1961. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre
esses trens. Veja aqui horários
em 02/1963 (Guias Levi). |
(Fontes: Ricardo Quinteiro de Mattos; Manoel Marcos
Monachesi; Albino Esteves: Álbum de Juiz de Fora, 1915; Edmundo Siqueira:
Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Diocleciano
Ribeiro Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil,
1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1932-80) |
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Estação de Ferreira Lage, à direita, em
1915. Foto do Álbum de Juiz de Fora de Albino Esteves,
1915. Reeditado pela FUNALFA em 1989. Foto cedida por Manoel
Marcos Monachesi. |
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Atualização:
21.10.2020
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