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Amoroso Costa
Uberaba-segunda estação
Léa
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2005
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1947-1962) |
UBERABA-SEGUNDA
ESTAÇÃO
Município de Uberaba, MG (Veja UBERABA
E SUAS ESTAÇÕES) |
Linha do Catalão - km 603,584 (1960) |
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MG-3309 |
Altitude: - |
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Inauguração: 20.08.1947 |
Uso atual: Arquivo Público (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1948 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
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A ESTAÇÃO: A estação
original de Uberaba foi aberta em 1889 pela Mogiana. Em 1947,
a estação foi transferida de local, quando se inaugurou
uma segunda estação, na linha nova, abandonando-se a
original.
Em junho de 1957, foi instalado na estação um equipamento
para britagem de pedras.
Esta estação somente funcionou até 1961, quando
a Mogiana inaugurou a terceira estação (Uberaba-nova),
um pouco além na linha; a segunda estação passou
a ser utilizada como depósito. Mesmo assim, ocasionalmente,
servia como plataforma de embarque e desembarque.
"Na foto abaixo, de 1987, a locomotiva GL-8 estava buscando
o carro restaurante, preparando-o para engatá-lo
no PM2. Nesta época o carro restaurante só estava disponível aos passageiros
de Campinas-Uberaba, o trecho entre Uberaba e Araguari não tinha o
serviço. Normalmente a plataforma desta estação, que
era a que funcionou entre 1948 e 1962, era utilizada quando havia
o cruzamento de trens de passageiros na estação. Quando havia o diurno
e noturno, o cruzamento era em Uberaba-nova, mas algumas vezes desembarquei
nesta plataforma da antiga. O R1 cruzava com o N2 por volta de 20
horas" (Paulo Cury, 05/2003).
A velha estação esteve servindo como moradia e depois
foi abandonada. Em 2016, já havia sido restaurada e convertida
em sede do Arquivo Público Municipal.
(Veja também UBERABA e UBERABA-NOVA)
(Fontes: Paulo Cury; Flavio Careta; O Estado de S.
Paulo, 28/6/1959; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1875-1969;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A segunda estação de Uberaba, em 1985, já
transformada em depósito. Foto Paulo Cury |
A estação (segunda) em 07/2004, agora semi-abandonada.
Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação em outubro de 2016. Foto Flavio Careta |
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Atualização:
20.03.2019
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