|
|
...
Amoroso Costa
Uberaba-nova
Léa
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2005
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1961-1971)
Fepasa (1971-1998)
Ferroban (1998-2002)
FCA (2002-) |
UBERABA-NOVA
Município de Uberaba, MG |
Linha do Catalão - km 604,500 (1938) |
|
MG-3310 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 20.12.1961 |
Uso atual: estação da VLI? (2022) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1962 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha do
Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Uberaba foi aberta em 1889 pela Mogiana. Em 1948, a estação
foi transferida de local, quando se construiu uma segunda estação,
na linha nova, abandonando-se a original.
Esta estação somente funcionou até 1961, quando
a Mogiana inaugurou a terceira estação (Uberaba-nova),
um pouco além na linha, em estilo moderno. A data de inauguração
é citada como sendo em 20 de dezembro desse ano, mas também
como antes, em 2 de dezembro (Folha de S. Paulo, 30/11/61 e 20/12/61);
a segunda estação passou a ser utilizada como depósito
e, ocasionalmente, servia como plataforma de embarque e
desembarque.
A partir de 1978, o número de trens São Paulo-Uberaba foi reduzido de dois para um por dia (ver caixa abaixo).
"Em 1987, quando tomei as fotos abaixo, ainda
havia o trem diurno e o noturno, o cruzamento era em
Uberaba-nova, mas algumas vezes desembarquei na plataforma da antiga
(segunda estação). O R1 cruzava com o N2 por volta de
20 horas" (Paulo Cury, 05/2003).
A estação de Uberaba estava em bom aspecto e repintada em junho de 2022. Não tenho informações se ainda estava sendo utilizada pela VLI (ex-FCA).
(Veja também UBERABA e UBERABA-SEGUNDA
ESTAÇÃO)
(Veja UBERABA
E SUAS ESTAÇÕES)
|
1961
À ESQUERDA: Concorrencia para colocação
de restaurante e bomboniere para a nova estação
em 1961 (O Estado de S. Paulo, 30/9/1961).
|
ACIMA: A manchete deixa supor que todos os trens de passageiros entre São Paulo e Uberaba foram suprimidos, mas, na verdade, dos dois que havia, somente foi mantido um a partir de 8/2/1978 - CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VER A REPORTAGEM TODA (Lavoura e Comercio, 8/2/1978).
ACIMA:
Estação e trem de passageiros da FEPASA na estação
de Uberaba em 1985 (Foto Paulo Cury).
ACIMA: Fachada da estação em 2022 (Foto Leonardo Patara).
ACIMA: Plataforma da estação em 2022 (Foto Leonardo Patara).
(Fontes: Paulo Cury; O Estado de S. Paulo, 1961; Cia.
Mogiana: relatórios anuais, 1875-1969; Folha de S. Paulo, 30/11/61
e 20/12/61) |
|
|
|
|
Plataforma da estação de Uberaba, provavelmente
1987.
Na foto ao lado, o trem da Fepasa entra no pátio de Uberaba,
procedente de Araguari. Fotos Paulo Cury, em 1987 |
A estação de Uberaba-nova, em 1987. Foto Paulo
Cury |
A estação de Uberaba-nova em 07/2004. Foto Hermes
Y. Hinuy |
A estação em 2019. Foto Rodrigo Flores |
A estação em 2020. Foto Rodrigo Flores |
|
|
|
|
Atualização:
14.06.2022
|
|