A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Amoroso Costa
Uberaba-nova
Léa
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2005
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1961-1971)
Fepasa (1971-1998)
Ferroban (1998-2002)
FCA (2002-)
UBERABA-NOVA
Município de Uberaba, MG
Linha do Catalão - km 604,500 (1938)   MG-3310
Altitude: -   Inauguração: 20.12.1961
Uso atual: estação da VLI? (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1962
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896 a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir da estação de Jaguara, às margens do rio Grande e já em território mineiro, a idéia da Mogiana era alcançar Catalão, em Goiás (daí o nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília. Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por causa da construção da represa de Jaguara. O trecho a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até 1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos, já pela Fepasa.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Uberaba foi aberta em 1889 pela Mogiana. Em 1948, a estação foi transferida de local, quando se construiu uma segunda estação, na linha nova, abandonando-se a original.

Esta estação somente funcionou até 1961, quando a Mogiana inaugurou a terceira estação (Uberaba-nova), um pouco além na linha, em estilo moderno. A data de inauguração é citada como sendo em 20 de dezembro desse ano, mas também como antes, em 2 de dezembro (Folha de S. Paulo, 30/11/61 e 20/12/61); a segunda estação passou a ser utilizada como depósito e, ocasionalmente, servia como plataforma de embarque e desembarque.

A partir de 1978, o número de trens São Paulo-Uberaba foi reduzido de dois para um por dia (ver caixa abaixo).

"Em 1987, quando tomei as fotos abaixo, ainda havia o trem diurno e
o noturno, o cruzamento era em Uberaba-nova, mas algumas vezes desembarquei na plataforma da antiga (segunda estação). O R1 cruzava com o N2 por volta de 20 horas" (Paulo Cury, 05/2003).

A estação de Uberaba estava em bom aspecto e repintada em junho de 2022. Não tenho informações se ainda estava sendo utilizada pela VLI (ex-FCA).

(Veja também UBERABA e UBERABA-SEGUNDA ESTAÇÃO)
(Veja UBERABA E SUAS ESTAÇÕES)

1961
À ESQUERDA: Concorrencia para colocação de restaurante e bomboniere para a nova estação em 1961 (O Estado de S. Paulo, 30/9/1961).

ACIMA: A manchete deixa supor que todos os trens de passageiros entre São Paulo e Uberaba foram suprimidos, mas, na verdade, dos dois que havia, somente foi mantido um a partir de 8/2/1978 - CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VER A REPORTAGEM TODA (Lavoura e Comercio, 8/2/1978).
ACIMA: Estação e trem de passageiros da FEPASA na estação de Uberaba em 1985 (Foto Paulo Cury).

ACIMA: Fachada da estação em 2022 (Foto Leonardo Patara).
ACIMA: Plataforma da estação em 2022 (Foto Leonardo Patara).

(Fontes: Paulo Cury; O Estado de S. Paulo, 1961; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1875-1969; Folha de S. Paulo, 30/11/61 e 20/12/61)
     

Plataforma da estação de Uberaba, provavelmente 1987.
Na foto ao lado, o trem da Fepasa entra no pátio de Uberaba, procedente de Araguari. Fotos Paulo Cury, em 1987

A estação de Uberaba-nova, em 1987. Foto Paulo Cury

A estação de Uberaba-nova em 07/2004. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação em 2019. Foto Rodrigo Flores

A estação em 2020. Foto Rodrigo Flores
     
Atualização: 14.06.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.