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E. F. Dom Pedro
II (1864-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
MRS (1996-) |
BARRA
DO PIRAÍ
Município de Piraí,
RJ (1868-1890);
Município de Barra do Piraí,
RJ (1890-) |
Linha do Centro - km 108,222 (1928) |
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RJ-1371 |
Altitude: 357 m |
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Inauguração: 07.08.1864 |
Uso atual: usado pela MRS (2020) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1864 (reformado em 1914) |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barra do Piraí (nome do povoado que já existia ali, na foz do rio Piraí no rio Paraíba do Sul) foi inaugurada em 1864 pelo Imperador,
para ser, na época, o maior entroncamento ferroviário do Brasil. No dia 7 de agosto desse ano, uma linha então provisória foi entregue ao tráfego regular de passageiros o trecho entre Rodeio e essa estação, num comboio especial tracionado pela locomotiva Baronesa, que seguiu para as também novas estações de Santana (Santana da Barra) e de Mendes.
Havia na estação até 1912 uma passarela ligando
as duas plataformas, que foi retirada nesse ano com a construção de
um subterrâneo, que recebeu o nome de Condessa de Frontin,
em homenagem à esposa do consagrado engenheiro.
A data no frontispício do atual prédio mostra, em algarismos
romanos, o ano de 1914.
Dali partia o ramal de São Paulo, o trecho mais rentável
da EFCB. Também ali cruzava a linha da Barra, ramal
da Rede Mineira de Viação que ligava Soledade de
Minas a Passa-Três, na serra fluminense, mas que
tambám dava correspondência com toda a Rede Mineira,
tendo uma estação própria, hoje desaparecida.
Em 1928, dezesseis trens diários ligavam a cidade ao Rio
de
Janeiro.
Até 1996, passava por ali o Barrinha, trem de passageiros
e também cargueiro que ligava Barra do Piraí a
Japeri, no pé da serra.
O trem para Belo Horizonte parou em 1980, o de São
Paulo em 1998.
Hoje o entroncamento ainda existe, sem entretanto a linha da
Barra,
dali eliminada nos anos 1960. (Veja também BARRA
DO PIRAÍ-RMV)
1877
AO LADO: Acidente próximo à estação de Barra do Piraí (A Provincia de S. Paulo, 20/7/1877) |
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1877
AO LADO: Descarrilamento em Barra do Piraí (A Provincia de S. Paulo, 21/10/1877) |
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ACIMA: A estação da Barra -
então o nome da cidade e da estação - em 1881
(Colecção de 44 vistas photográphicas da Estrada de Ferro Pedro 2º,
1881).
1891
AO LADO: A greve da Central do Brasil na estação de Barra do Piraí (O Estado de S. Paulo, 28/11/1893) |
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1893
AO LADO: Mulher curiosa põe a cabeça fora da janela morre (O Estado de S. Paulo, 25/8/1893) |
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1926
AO LADO: Temporal danifica
a estação (O Estado de S. Paulo, 21/9/1926)
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1927
AO LADO: Fechamento da estação com gradeamento (O Estado de S. Paulo, 25/9/1927) |
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1927
AO LADO: Fechamento da estação com gradeamento (O Estado de S. Paulo, 26/11/1927) |
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1931
AO LADO: Choque de trens na estação de
Barra do Piraí (O Estado de S. Paulo, 20/3/1931).
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1931
AO LADO: Novos trens para Barra do Piraí aos
domingos e feriados (O Estado de S. Paulo, 21/3/1931).
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1932
AO LADO: Mais trens para Barra do Piraí aos
sabados e vesperas de feriados (O Estado de S. Paulo, 22/1/1932). |
ACIMA: Explosão no pátio da estação em 1935 (Correio de S. Paulo, 28/9/1935).
1939
AO LADO: Acidente com o Rapido
Paulista (O Estado de S. Paulo, 16/7/1939)
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1939
AO LADO: Acidente
na estação
(O Estado de S. Paulo, 30/11/1939). |
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1941
AO LADO: Acidente
na estação
(O Estado de S. Paulo, 7/2/1941). |
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1942
AO LADO: Baldeação obrigatória
na estação
(O Estado de S. Paulo, 13/3/1942). |
ACIMA: Estações do município de Barra do Piraí com as linhas da EFCB e da RMV nos anos 1950- CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959).
ACIMA: Estação de Barra do Piraí por volta de 1955 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959, p. 194).
ACIMA: Desastre em Barra do Piraí em 1956 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (A Careta, 18/8/1956).
ACIMA: Amigos tomando o trem Barrinha na estação em 1995 (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação em 04/2019 (Foto Julio C. Alves).
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1864 até 1996. Ao lado, o trem Barrinha, que fazia
o percurso Japeri-Barra do Piraí até 1996. Clique
sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja
aqui horários
em 1978. Paravam também trens Rio-SP e Rio-BH. (Guias
Levi). |
(Fontes: José Emilio Buzelin; Jorge A.
Ferreira; Renato Cesar Favero; O Estado de S.
Paulo, 1926 e 1939; Eduardo Gonçalves David: EFCB - A Ferrovia e Sua
História, AENFER, 1998; Colecção de 44 vistas photográphicas da Estrada
de Ferro Pedro 2º, 1881; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação no início do século XX.
Foto cedida por Jorge Alves Ferreira |
Na plataforma da estação, anos 1980. Acervo José
Emilio Buzelin |
Plataforma da estação em 1989. Foto José
Emilio Buzelin |
Ponto em que se bifurcam as linhas. Para a esquerda, o ramal
de São Paulo. Foto José Emilio Buzelin |
A estação, sem data. Acervo de Francino Salzer
Rodrigues, cessão Jorge A. Ferreira |
A estação em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira |
Parte do pátio da estação em 10/2010, mostrando
uma das plataformas de embarque dos antigos trens de passageiros
(à esquerda). Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 01/2019. Foto Julio C. Alves |
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Atualização:
28.11.2022
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