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Estado do Paraná
RVPSC - Ramal de Rio Branco do Sul |
HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. Norte do Paraná
foi aberta ao tráfego em 1909, com a intenção
de seguir para o norte e ramificando-se para Jaguariaíva e
para o Estado de São Paulo. No ano seguinte foi comprada pela
Brazil Railways e, mais tarde, passou ao Governo do Estado,
que o juntou à Rede de Viação Paraná-Santa
Catarina em 1942. Ramal curto que parte da estação de
Curitiba, com apenas 42 km, não teria futuro se, nos anos 1940,
não tivesse sido construída na sua extremidade uma fábrica
de cimento, que hoje pertence ao Grupo Votorantim. O ramal, que teve
trens de passageiros até 12 de janeiro de 1991, já funcionando
como trens de subúrbio, segue funcionando com trens cargueiros
que transportam cimento cruzando toda a zona nordeste de Curitiba
até hoje (2006) com passagens de nível em ruas de grande
movimento.
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Trechos
e estações |
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Entroncamento
com as linhas Curitiba-Paranaguá
e Curitiba-Ponta Grossa |
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Trecho do ramal no km 7, sentido
Tamandaré. Foto Ralph M. Giesbrecht em 16/05/2002
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Trecho do ramal no km 6, no Bacacheri, sentido
centro de Curitiba. Foto Ralph M. Giesbrecht em 16/05/2002
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Final do ramal até
ser desativada em 1991, quando a linha passou a correr diretamente
para a fábrica de cimento
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