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Estações Ferroviárias do Estado do Rio Grande
do Sul
Neste Estado, a partir de 1905, as ferrovias foram
unficadas sob o nome de VFRGS - Viação Férrea
do Rio Grande do Sul. Na época algumas linhas já pertenciam
à Cie. Auxiliaire, outras ao Governo; A VFRGS foi entregue
à administração desta última, que, por
sua vez, passou a fazer parte da Brazil Railways em 1911. Em 1920,
a VFRGS passou a ser uma empresa estatal. Em 1957, foi encampada pela
RFFSA - Rede Ferroviária Federal, que, em 1969, a transformou
em uma de suas Divisões. Hoje, toda a malha ferroviária
do Estado (com exceção da Trensurb) está, desde
1996, nas maõs da concessionária ALL - América
Latina Logística. Nas páginas das estações,
os nomes que aparecem são, ou o concessionário da empresa,
ou a própria empresa, quando assumida pelo Estado ou União.
É apenas um critério.
Linha Porto Alegre-Caxias (1874-1978)
Linha de Taquara e Canela (1903-1963)
Linha Barreto-Montenegro (1910-1950)
Ramal de Bento Gonçalves (1918-2004)
E. F. do Riacho
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HISTÓRICO DAS LINHAS:
LINHA PORTO ALEGRE- CAXIAS: A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta
no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira
ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação
de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas
em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos
Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa,
e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha
foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até
São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb
da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); para a frente, existem
trilhos ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia
a partir de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA.
LINHA BARRETO-MONTENEGRO: A linha Barreto-Montenegro foi aberta como
parte da linha Porto Alegre-Uruguaiana, em 1910 e 1911, ligando essas
duas estações e a de Barreto a Ligação
(General Câmara) e Santo Amaro (Amarópolis), de forma
a que a ferrovia finalmente pudesse lgiar por via férrea Porto
Alegre a Uruguaiana, como seu nome dizia já havia mais de trinta
anos. Com as mudanças na linha férrea em 1938, o trecho
Barreto-Montenegro acabou ficando fora dessa ligação
(embora o trecho Barreto-Santo Amaro tenha sido incorporado) sobrevivendo
ainda por pouco mais de dez anos com trens de passageiros, que em
1951 já não existiam mais. Em 1956, ainda havia mapas
que mostravam a linha como existente. Mais tarde, os trilhos foram
retirados.
RAMAL DE BENTO GONÇALVES: O ramal foi construído a partir
da estação de Carlos Barbosa, na linha Porto Alegre-Caxias,
pelo Governo do Estado em 1918, até Garibaldi, e até
1919, até Bento Gonçalves. Nos anos 1970, o ramal foi
estendido até a estação de Jaboticaba, construída
no Tronco Principal Sul (Lages-Vacaria-Roca Sales). Os trens de passageiros
operaram até cerca de 1976 no trecho original, e alguns anos
mais tarde uma empresa de turismo passou a fazer o trecho entre Carlos
Barbosa e Bento Gonçalves com locomotivas a vapor.
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