HISTÓRICO DAS LINHAS: A Estrada de Ferro Rio do Ouro
foi construída para construir e cuidar dos reservatórios e do abastecimento
de parte da cidade do Rio de Janeiro e foi aberta ao tráfego de
passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (1922)
passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa
mudança o seu curso inicial foi alterado e ela passou a acompanhar
de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho,
quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam
a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado
com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em
bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora
tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular.
A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil em 1928, tinha vários
ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até a mesma
época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá
e de São Pedro (Jaceruba). Parte de sua linha-tronco foi utilizada
na construção da linha 2 do metrô do Rio de
Janeiro.
RAMAL DE JACERUBA: O ramal de São Pedro, posteriormente
Ramal de Jaceruba, foi aberto provavelmente já em 1883, com
a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação
de Belford Roxo e seguia até a localidade de São Pedro
(Jaceruba). Passou a transportar passageiros e fechou sua linha
em 1970. Foi a última linha da Rio de Ouro a fechar.
RAMAL DE XERÉM: O ramal de Xerém foi aberto
provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F.
Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo
e seguia até a localidade de Xerém. Passou a transportar
passageiros e fechou sua linha em maio de 1969, quando correu o
último trem de passageiros.
RAMAL DE TINGUÁ: O ramal do Tinguá foi aberto
provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F.
Rio D'Ouro. Saía da estação de José
Bulhões (Cava) e seguia até a localidade de Tinguá.
Passou a transportar passageiros e fechou suas linhas em 1964.
VER DIAGRAMA DAS LINHAS NO PÉ DESTA PÁGINA
|